Experiência de Usuário (UX) é um termo utilizado para pensar e calcular o nível de satisfação geral dos usuários enquanto usam ou acessam o seu produto ou plataforma. Como conceito em desenvolvimento, a UX é um ponto importantíssimo tanto para desenvolvedores web quanto para designers que querem criar um projeto de sucesso.
 
No entanto, segundo Eduardo Torres, vice-presidente da agência de mídia digital Huge na América Latina, embora seja parte essencial da estrutura de uma página, não é todo mundo que leva a ideia tão a sério quanto deveria. “Quando você constrói uma plataforma que você vai manter durante anos, é um tiro no pé não olhar para este aspecto”, disse o executivo à revista INFO desse mês.

O resultado da entrevista foram três dicas fundamentais, que devem ser bem úteis para desenvolvedores web e designers. Confira.

1. Conheça a fundo o seu usuário.

“Não é só fazer algumas pesquisas digitais. É fazer uma análise comportamental”, contou o especialista. “Quem é o cliente? Qual é o comportamento dessas pessoas? Como elas consomem? Mais online ou mais offline? Como isso pode influenciar o que você está projetando?” Se preciso, vá e converse com as pessoas que vão utilizar o sistema.

2. Ouça seu cliente.

“É difícil você apresentar o que é um ideal de app sem conhecer bem os objetivos do negócio”, disse Torres. E o produto ou a campanha que você está criando precisam depois ser relacionados ao público-alvo. “Então, no momento em que conseguir casar as duas coisas, você terá uma experiência digital relevante para os dois lados”, explica Torres.

3. Saiba inovar quando for preciso.

“Você tem que conhecer os anseios eos interesses do público-alvo e do cliente, claro, mas também é preciso saber quando tapar os ouvidos e dar um passo para frente – senão você não inova”, explicou. Para Torres, desenvolver um projeto não é apenas copiar coisas e incluir elementos que o cliente pedir. “Você tem que saber a hora de tomar a dianteira e mostrar a ele algo que ele nem sabia que queria”, explicou.

Comment