De passagem pela primeira vez em Maringá para palestrar no evento TICNOVA 2014, o gerente regional do Startup Weekend Brasil, André Hotta, se ajeitou no nosso espaço coworking a fim de colocar o trampo em dia. No local, ele participou de um treinamento via call com uma empresa norte-americana sobre como dar e receber feedback. Em meio a muitos compromissos, o jovem de 29 anos conseguiu dar uma palavrinha com o Blog.


O que é o Startup Weekend?

O Startup Weekend é um programa que reúne diversos empreendedores da região onde o evento é organizado para fomentar o espírito de comunidade e o surgimento de novas startups. A dinâmica ocorre sempre em um final de semana e as pessoas que tem ideias inovadoras tem o desafio de em 54 horas colocar essa ideia no papel. Essa é uma oportunidade de todos experimentarem o empreendedorismo na prática, expandir o networking e agregar conhecimento. Se a pessoa tem uma ideia e não consegue colocar no papel, no Startup Weekend ela vai achar seus futuros sócios.

 

Até o final do ano, vocês pretendem realizar uns 60 encontros no Brasil. Dos que você já participou, qual foi o mais marcante?

Acho muito bacana que participamos de várias cidades fora do eixo, inclusive cidades do interior. No Brasil, faltam somente quatro Estados para fazermos o Startup Weekend (Amapá, Rondônia, Maranhão e Mato Grosso). A edição mais inesquecível pra mim foi no ano passado, em Florianópolis, em que eu trabalhei como organizador local. É inesquecível porque quando você organiza e vê o resultado, recebe feedback dos participantes e depois de um ano observa que eles ainda estão com o negócio rodando... dá muita satisfação.

 

Você também é proprietário da SmartMob Coworking, em Florianópolis. Como você observa a cultura do coworking no Brasil?

Eu sou apaixonado por coworking e ainda vejo que as pessoas não tem muito essa cultura de colaboração e de unir as forças. No Brasil, essa ideia ainda está engatinhando. Todos são muito individualistas e precisamos criar um valor intangível que é as pessoas. A gente tenta, junto com o Startup Weekend também, difundir essa ideia de comunidade falando direto com líderes locais. Eu espero que outras pessoas se inspiram neles e façam o mesmo. 

1 Comment