A estrutura de “A Reinvenção do Profissional” foi dividida em visões sobre o mercado e o profissional do amanhã. Além disso, foi incluída na obra a metodologia de Coaching desenvolvida pelo autor para contribuir com o desenvolvimento das competências necessárias para ser bem sucedido no mundo corporativo do futuro. “Com as entrevistas, encontrei fortes tendências sobre o futuro das organizações e as competências necessárias para prosperar neste novo cenário. O livro retrata um incrível conhecimento sobre o mundo corporativo e dos comportamentos profissionais dos novos tempos”, afirma Alexandre Prates.

Esse estudo apresenta o conceito das CINCO INTELIGÊNCIAS DO PROFISSIONAL DO FUTURO, que engloba as principais competências do profissional dos novos tempos:

 

1ª) Inteligência de Mercado (Cabeça - Pensar) - A Inteligência Estratégica

Como imaginar obter sucesso no mundo dos negócios sem conhecer o mercado em que atua? Como prosperar em qualquer área de atuação profissional sem investigar o que está a sua volta? Como imaginar ser um líder de resultados que não tenha a capacidade de construir estratégias vencedoras? Impossível imaginar!

A capacidade de entregar resultados, também presente neste estudo, depende inevitavelmente da Inteligência de Mercado. Resultado sem estratégia pode custar mais caro ou tornar-se perecível. Resultados sustentáveis, que garantem a perenidade do negócio, são conquistados por uma estratégia bem elaborada, pensada por profissionais que vivem o mercado, que pensam global, que pensam fora da caixa.

 

2ª) Inteligência Empreendedora (Mãos – Agir) - A Inteligência do Resultado

Qual é o propósito final de uma organização? Por que uma empresa existe? Por que uma pessoa dedica-se anos e anos da sua vida em uma universidade? Por que alguém abdica muitas vezes de sua vida pessoal, de sua qualidade de vida, para envolver-se plenamente no seu trabalho? Qualquer resposta que surgir para estas indagações resume-se em Resultados. Tudo o que buscamos em nossa carreira é conquistar bons resultados. Tudo o que buscamos em nossa vida pessoal é buscar bons resultados. O que muda é o propósito de cada um, mas no final das contas vivemos para atingir resultados em todas as áreas da vida. Exatamente por isso que essa inteligência foi a mais citada como sendo um fator predominante para o profissional do futuro.

O profissional do futuro deverá ter essa capacidade de pensar em resultados, tanto na escolha de uma profissão, na liderança de sua equipe, no seu próprio negócio, enfim, o mundo corporativo do futuro terá espaço para quem quiser realizar e fazer acontecer e descartará, naturalmente, a passividade e o conformismo.

 

3ª) Inteligência Inspiracional (Alma - Ser) - A Inteligência do Exemplo

Um líder inspirador é aquele que merece ser seguido. O mercado nunca precisou tanto de exemplos como precisa hoje. A proximidade com o consumidor é um ponto crucial para as empresas que quiserem prosperar nos novos tempos. A única estratégia efetiva de aproximação com o consumidor chama-se transparência, não existe segredo, existe verdade. E como as organizações são compostas por pessoas, uma empresa só consegue ser transparente e verdadeira se o seu time for composto por pessoas transparentes, éticas e verdadeiras. Principalmente no que tange a liderança, afinal, os colaboradores são a imagem e semelhança do seu líder. 

 

4ª) Inteligência Relacional (Coração - Sentir) - A Inteligência da Conquista

Inteligência Relacional é muito mais do que a capacidade de construir bons relacionamentos. É a capacidade de promover ao seu ambiente uma atitude saudável, uma atitude de comunhão, onde as pessoas cooperam internamente para concorrem com uma força incrível externamente.

A nova geração de profissionais vai buscar lugares agradáveis e saudáveis para que ela possa ficar e construir as suas carreiras. Portanto, o líder do futuro tem um papel fundamental na construção desses ambientes, onde as pessoas sintam-se bem para que queiram produzir cada vez mais. Ambientes saudáveis são propícios a construção de relacionamentos saudáveis. E quando você tem um ambiente onde as pessoas queiram estar, provavelmente é lá que elas se sentirão motivadas a permanecer e prosperar.

 

5ª) Inteligência Potencial (Instinto - Evoluir) - A Inteligência da Autogestão

O profissional dos novos tempos é capaz de assumir o controle da sua vida e carreira. A Inteligência Potencial é a capacidade de gerir e potencializar as demais inteligências necessárias para prosperar no mundo corporativo. Um profissional cada vez mais autônomo será demandado pelas organizações. Um profissional que possua uma capacidade que sobrepõe todas as anteriores: liderar a si mesmo. Quando um profissional amadurece a este nível de consciência, consegue resultados surpreendentes para as organizações e, consequentemente, para a sua carreira.

 

 

* Autor: Alexandre Prates é especialista em liderança, desenvolvimento humano e performance organizacional. É também Master Coach, palestrante, sócio-fundador do ICA (Instituto de Coaching Aplicado) e sócio do Grupo Alquimia, consultoria especializada em franquias. Escreveu o livro "A Reinvenção do Profissional - Tendências Comportamentais do Profissional do Futuro" e é autor da metodologia de coaching "Inteligência Potencial".

Comment