"Sonhar pequeno dá o mesmo trabalho que sonhar grande". Com esse mantra o fundador da Conta Azul, Vinicius Roveda, dá uma amostra do tamanho do seu sonho. A frase, extraída de uma das entrevistas do bilionário Beto Sicupira, sócio da AB Inbev, é muito mais que uma prova de coragem, também funciona como filosofia para inspirar seus funcionários. "Nosso sonho é ser a maior plataforma de gestão para empreendedores do mundo. E não vamos descansar até atingirmos este objetivo", completa.


Ano passado, quando participou do Case 2014, conferência de empreendedorismo digital realizada pela Associação Brasileira de Startups (ABStartups), Roveda falou para um público de jovens e futuros empreendedores sobre sua experiência enfrentando gigantes. Segue as 6 dicas que destacamos da conversa:

1. Apaixone-se pelos seus clientes
O relacionamento é a base de toda experiência positiva. Quem não percebeu isso, ainda vai apanhar algum tempo até conseguir fidelizar quem compra seu produto ou serviço. Para Roveda, essa lógica é ainda mais fundamental quando a empresa é pequena. Aí é hora de conhecer seu cliente a fundo, todos seus gostos e aspirações.

2. Tenha uma equipe bem preparada
Para alcançar esse grau de intimidade, a equipe de atendimento deve estar perfeitamente alinhada com o objetivo. "Nosso suporte é feito sem script. Prezamos pela qualidade e não pela quantidade de problemas resolvidos, o que deixa nossa equipe mais satisfeita. Ao atendermos bem, cativamos nossa base de clientes."

3. Transparência é fundamental
A equipe deve fazer parte de todos os processos da empresa, para sentirem-se responsáveis pela saúde de toda a organização. Transparência gera credibilidade e conquista as pessoas para se dedicarem tanto quanto for preciso.

4. A cultura é a alma da sua empresa
Muita coisa pode mudar no meio do caminho, mas tudo deve funcionar para criar e manter uma cultura que se transforme em essência. "Nunca vamos deixar de ouvir o que qualquer colaborador quer dizer e trabalhar com muita comida e diversão, por exemplo, entre outros valores."

5. Sonhe alto
Essa nem percisa explicar, né? Quando você começa um negócio, você tem um mundo de possibilidades para transformar em metas. Sonhe grande, estabeleça metas altas e nunca perca o foco. Nenhum grande ideia nasceu sem uma grande imaginação por trás.

6. Saiba ter paciência
É possível sonhar alto e ter os pés no chão, afinal é só na soma dessas duas virtudes que você conseguirá uma carreira saudável. "Creio que, em nossa empresa, mais de 80% do que planejamos não da certo. É preciso ter foco é muita persistência para conquistar o sucesso", diz.

Comment