Bom, se você tá começando, é claro que não vamos pedir que você saiba logo de cara o que é mais importante para o seu negócio. Cada empresa tem uma expertise que exige certo perfil - e muito jogo de cintura - de cada empreendedor. Por isso vamos dar aqui algumas dicas que funcionam para todo tipo de empreendimento, mas que quase ninguém se atenta no início.

1 - Não invista demais em marketing
Uma estratégia de comunicação bem alinhada é fundamental, mas se a empresa não tiver capacidade operacional para atender a demanda, isso pode se tornar um tiro no pé. Saiba balancear essas duas medidas, afinal reter clientes é mais importante do que somente atraí-los.

2 - Não economize nos salários
Uma empresa com funcionários comprometidos tem o motor que precisa para alcançar o que quiser. Mas pra isso, você precisa saber valorizar o talento de cada um. É muito comum, aindam mais no começo, enforcar gastos com pessoal para segurar as contas, mas fazer isso é como economizar combustível no meio da corrida: acelerar vai ficar ainda mais difícil.

3 - Não menospreze parcerias
Nem só de dinheiro são feitas as relações entre empresas. Muitas vezes uma parceria pode ser muito mais lucrativa, mesmo sem render valor algum. Saiba estabelecer uma rede de contatos que agreguem valores específicos e saiba convertê-los quando possível. Vocês podem ter muito mais interesses em comum do que imagina.

4 - Não idolatre o capital de risco
No começo, todo mundo sonha com um anjo investidor que injete a grana necessária e impulsione seu negócio. Acontece que nem sempre o valor a ser pago no futuro é o mesmo que está sendo aplicado no presente, então saiba medir o risco conforme o interesse demonstrado. Nesse momento, cautela é fundamental.

Comment