Nessa fase do start de qualquer negócio, dicas de quem já passou por isso são fundamentais. Pensando nisso, o Office Blog foi buscar na PEGN (Pequenas Empresas Grandes Negócios) sete conselhos de especialistas para que você, que só tem meio período para dedicar ao empreendimento.

Empreendedores trabalham, nos primeiros meses da empresa, quase de forma integral. Há uma razão: eles querem que o negócio vingue o mais rápido possível, cresça e gere o dinheiro necessário para as contas do dia a dia.

Segundo o investidor anjo Martin Zwilling, os empreendedores podem evitar isso e trabalhar meio período – e, assim, ter tempo para a família e estudo, por exemplo. Para isso, devem seguir algumas regras. Conheça-as:

1. Encontre um cofundador para trabalhar em tempo parcial com você:

Ter uma pessoa com quem dividir a jornada de trabalho é melhor do que trabalhar sozinho por tempo integral. Duas pessoas no comando de uma empresa dividem habilidades e debatem alternativas – e, claro, tem mais diposição e motivação para dar continuidade as tarefas do dia.

2. Agende horários e dias fixos para se reunir com a equipe:

Construir uma startup é um trabalho árduo e que exige disciplina. Trabalhar meio período do dia não significa trabalhar de forma independente.  Comprometa-se em arrumar um tempo durante a semana para se encontrar com a equipe e discutir temas importantes.

3. Aprenda a escolher o que é importante:

Aprender a gerir o próprio tempo é complicado. Toda hora surge alguma nova programação, o que faz com que suas tarefas da empresa sejam adiadas. A chave é escolher quais eventos merecem ou não contar com a sua presença. Dizer “não”  a convites de familiares e amigos que podem ser recusados é fundamental. Não precisa pensar em desculpas, apenas aja de acordo com as suas prioridades.

 4. Defina e cumpra metas:

Normalmente, quem trabalha em período parcial gosta de arrumar desculpas quando não consegue entregas atividades dentro do prazo. Dizer que trabalha apenas meia parte do dia é uma delas. Para não ser uma dessas pessoas, o fundamental é que você crie metas e se esforce para cumpri-las. Dedicação é essencial para o sucesso de uma empresa.

5. Escolha uma tecnologia e invista nela:

Empresas novas no mercado sempre sofrem com as concorrentes. O mercado é limitado, mas se a sua empresa trabalhar com boas tecnologias é possível disputar espaço com quem já tem estabilidade. 

6. Prepare-se para o sucesso:

Como toda e qualquer empresa que está iniciando, seus primeiros resultados serão um fracasso. Aprenda com seus erros, melhore os pontos que achar pertinente  e se mantenha motivado para seguir em frente.

7. Aprenda coisas novas no tempo que estiver fora da empresa:

 Não importa quanto tempo você fica na startup: ter horas livres para aprender algo novo é essencial para o seu conhecimento. Conciliar o trabalho com atividades extras nem sempre é fácil: exige responsabilidade, dedicação e entrega. Acima de qualquer coisa, sua saúde precisa estar em ordem para que você possa dar conta de tudo que tem para fazer.

Lembre-se: nem as atividades da empresa e nem as atividades fora dela podem ser prejudicadas durante a rotina corrida. Entregar toda as tarefas dentro do prazo é necessário para o bom desempenho da firma. Em hipótese alguma suas atividades externas poderão trazer impactos negativos aos resultados da startup

Comment